Turma: 4º ano I/II
Professoras: Ivone, Rosangela e Roseli
OBJETIVOS:
Conhecer um dos principais biomas brasileiros: O Pantanal (fauna e flora);
Reconhecer a importância da preservação ambiental.
METODOLOGIA:
Na sala de aula iniciar o tema utilizando o livro didático e outras fontes.
Na sala de tecnologia:
1 Fazer a leitura do texto: Pantanal no link: http://www.canalkids.com.br/viagem/brasil/pantanal.htm
2 Assistir os vídeos:
a)Pantanal Matogrossense Paisagens e Pássaros:
http://www.youtube.com/watch?v=weR9K7Q2btY
b)Pantanal Fotos:
http://www.youtube.com/watch?v=I6_umP5-pVE&feature=related
c)Curiosidades sobre o Pantanal: Vídeos Guardiões da Biosfera – Você Sabia?
http://www.guardioesdabiosfera.com.br/web/pantanal.html
3 Atividades teóricas sobre o texto lido.
4 Conhecendo mais sobre os animais do Pantanal (Trabalho em grupo)
Dividir a turma em grupos para realizar a pesquisa no Google imagens
Montar a apresentação da pesquisa no PowerPoint.
Grupo 1 Pesquisar as aves:
arara-azul, cabeça-seca, cafezinho, carão, carcará, cardeal, colhereiro, curicaca, ema, frango-d’água , garça-branca, garça-maguari , gavião-belo, gavião-caramujeiro, gavião-fumaça
jaburu, jaçanã, joão-pinto, papagaio, periquito de cabeça preta, pica-pau, quero-quero , siriema
socó-boi , talha-mar, tucanuçu , tucano , tuiuiú
Grupo 2 Pesquisar os mamíferos:
anta, ariranha, bugio, cachorro-do-mato , capivara, cervo-do-pantanal, lobinho, lobo-guará
lontra, macaco-prego, onça-pintada , porco do mato , preguiça, quati, suçuarana , tamanduá-bandeira , tamanduá-mirim, tatu , veado-campeiro, veado-catingueiro
Grupo 3 Pesquisar os peixes:
acari , cascudo, chicote , curimba , dourado, jaú, lambari , pacu, pacupeva, peixe-cachorro
piava , pintado ou surubim, piranha, piraputanga, saicanga, sauá , ximboré
Grupo 4 Espécies da fauna ameaçadas de extinção:
Arara azul (Anodorrynchus hyacinthinus)
Ariranha (Pteronura brasiliensis)
Capivara (Hydrochoerus hydrochoeris)
Cervo-do-pantanal (Blastocerus dichotornus)
Lobinho ou cachorro-do-mato (Cerdocyon thous)
Lobo-guará (Chrysocyon brachyurus)
Lontra (Lutra longicaudis)
Tamanduá-bandeira (Myrmecophaga trydactyla)
Tamanduá-mirim (Tamandua tetradactyla)
Outras sugestões:
Trabalhar as músicas: Pantanal e Chalana
FONTE DA IMAGEM: http://www.seasonsporttour.com/igf/novas_imagens/Pantanal/pantanal.jpg
O objetivo deste blog é divulgar os eventos da EM Polo do Saber e da sua extensão Julio Honostório de Rezende. É um espaço para os alunos e professores postarem suas opiniões sobre as atividades e projetos quem vem sendo realizados no decorrer do ano letivo e também para os demais usuários contribuirem com suas opiniões sobre os temas em estudo.